Make your own free website on Tripod.com

Página Inicial Acima Mapa do site Procurar no site

Fotos ] Planeta Terra ] Dissertação ] Projeto Sapiens ] Projeto GASBUS ]

aerofoto

 

Aerofoto de 05.2002, escala 1:16.000, da área do projeto.

Ao norte o Rio do Braz com foz na praia de Canasvieiras.

Ao sul, na horizontal, o Rio Papaquara, que faz a drenagem da área, no sentido oeste, até o Rio Ratones com foz no mangue da Estação Carijós.

 

B) Drenagem Urbana

- “Em face dessa configuração do sistema hídrico local da área do empreendimento, foram realizados vários estudos pela equipe elaboradora do EIA, visando a análise do comportamento hidrológico e dos padrões de inundação.”

 - “Cabe destacar que o estudo que ensejou as mudanças do projeto pela equipe do EIA foi o desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas – UFRGS, referente ao levantamento hidrológico do rio Papaquara, constante no Anexo III do EIA. No entanto, tal documento encontra-se incompleto, uma vez que está sem a conclusão técnica da equipe. Entendemos que este material deveria ter sido apresentado na íntegra para conhecimento público.”

- “os valores encontrados para a área da superfície de inundação e para a elevação do nível d’água à jusante não computaram o acréscimo da urbanização, decorrente da ocupação induzida pelo empreendimento e que seguramente irão colaborar para a maximização dos impactos na drenagem à jusante”;

 - considerar a avaliação dos impactos na bacia como um todo;

 - “Porém, estas recomendações (no EIA) foram colocadas como condicionantes do projeto. A elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia foi condicionada ao início da Fase 3 do empreendimento, enquanto o Projeto de Macrodrenagem de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus foi considerado condicionante do início da Fase 4. Entretanto, entendemos que devido à complexidade do sistema e para a garantia da não ocorrência de possíveis impactos à jusante, torna-se prioritário a realização dessas ações antes do início da Fase 1 do empreendimento, ou seja, as mesmas devem preceder a implantação do empreendimento.”.