Make your own free website on Tripod.com

Página Inicial Acima Mapa do site Procurar no site

Fotos ] Planeta Terra ] Dissertação ] Projeto Sapiens ] Projeto GASBUS ]

bacia do rio ratones

 

Imagem mais escura delimitada em amarelo corresponde ao nível do lençol freático da Bacia Rio Ratones.

O mangue da ESEC carijós na foz do Rio Ratones.

Ao norte Jurerê. Canasvieiras mais a direita.

No canto superior direito da imagem está situada a área do empreendimento.

 

2.3.2 Meio Físico (recomendações do MPF)

- a determinação exata das APPs deveria ter sido identificada no âmbito do EIA;

- considerar o Rio do Braz no estudo;

- limite do Parque Natural deve ser ampliado;

- levantamento em escala mais apropriada para estabelecer o raio no entorno de cada afloramento ou olho d’água para identificar e delimitar a real área de APP;

- inclusão destas nos limites do Parque Natural (130 há – 28,8% do total de 450 ha) proposto pelo Sapiens;

 

2.3.2.1 Recursos Hídricos

 

A) Qualidade das águas

- "considerar como área de influência direta toda a Bacia do Rio Ratones. “o diagnóstico apresentado para a área de influência direta do projeto não abrangeu o estudo de toda a bacia do rio Ratones, o que enseja a necessidade de complementação dos estudos, tendo em vista que vários formadores da bacia do rio Ratones não foram sequer caracterizados”.

 - “Outra constatação é que o sistema de tratamento de esgotos existente na região, ETE Canasvieiras, implantado desde 1995, atende a uma população aproximada de 25.000 hab., que corresponde a uma fração reduzida da demanda necessária das áreas de Cachoeira do Bom Jesus e Canasvieiras. Atualmente o sistema possui tratamento secundário e os efluentes são lançados na rede de drenagem desta região. Esta ETE deveria possuir, no mínimo, tratamento terciário dos esgotos para a remoção de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, tendo em vista o estado de eutrofização do corpo receptor.”.

 - “Assim sendo, os estudos realizados nos remetem a considerar que não foram apresentados dados de qualidade da água para toda a bacia do Ratones, ficando os mesmos restritos à ADA (área direta). Além disso, vemos a necessidade urgente de se implantar o Plano de recursos Hídricos da Bacia do Ratones, para o disciplinamento dos diversos usos e a priorização na adoção de medidas de saneamento para a bacia.”.